GAIA - Porto

Grupo de Acção e Intervenção Ambiental

segunda-feira, julho 18, 2005

a mais bela Utopia












Hoje terminei de ler o Nº19/2005 da Revista Utopia … verdadeiramente fundamental, um hino ao livre pensamento, uma lufada de ar fresco no luso-marasmo intelectual e social, não é por acaso que a sua tiragem é limitada.

O tema deste número é “ o trabalho”, dá que pensar, dá que pensar pela vida fora e existência dentro. O trabalho, a mais primordial ferramenta de sedatização das massas, o trabalho que se pode revestir de dinâmicas de alienação tão complexas quanto o próprio desemprego … e talvez sobretudo o desemprego.

Ao definir-se como de intervenção, UTOPIA pretende-se como um espaço de análise e debate dos fenómenos sociais e políticos das sociedades contemporâneas, procurando contribuir para a emancipação e a liberdade dos indivíduos e dos grupos sujeitos a quaisquer situações de opressão, repressão e intolerância, assim como procurará opor-se aos sistemas e mecanismos conducentes a manter situações de constrangimento e desvantagem social e económica de indivíduos e grupos em relação a outros, e ao Estado, entendido como um poder a que todos os homens devem obedecer mesmo que em desacordo com ele. Nesta intervenção, UTOPIA será a expressão de lucidez e de revolta, assumindo plenamente o carácter utópico das tarefas a que se propõe.

1 Comentários:

At 11:01 da manhã, Blogger utupiar said...

"uma lufada de ar fresco no luso-marasmo intelectual e social, não é por acaso que a sua tiragem é limitada." Não é por acaso como assim?

e já agora, assinem por favor os posts quando o fazem em nome individual!

 

Enviar um comentário

<< Home