GAIA - Porto

Grupo de Acção e Intervenção Ambiental

segunda-feira, agosto 08, 2005

9 de Agosto _ OFICINA DE ORIGAMIS POR NAGASAKI E HIROSHIMA

























GAIA - Grupo de Acção e Intervenção Ambiental
Rua do Bonjardim, 998
4000-121 Porto
tel./fax: (+351) 96 6376728

e-mail: porto@gaia.org.pt
http://gaia.org.pt

9 de Agosto de 2005

Contactos: :

GAIA – Porto: 96 6376728

Pedro J. Pereira: 93 4476236


OFICINA DE ORIGAMIS POR NAGASAKI E HIROSHIMA

60 anos depois de uma das mais bárbaras e trágicas catástrofes da história da humanidade, causada por factores terrivelmente bem humanos, sob o mundo continuam a pender as mesmas ameaças que começaram a adquirir contornos cada vez mais diabólicos naquelas 2 cidades, e na vida de milhares de pessoas inocentes, há 60 anos atrás.

Hiroshima a 6 de Agosto e Nagasaki a 9 foram alvo de uma das mais brutais e criminosas acções militares da história da humanidade, quando sobre elas foram largadas 2 bombas atómicas capazes de causar um impacto mortífero e destruidor como antes nunca se havia visto.

Lançada a uma altitude de 600m, uma bomba se seu nome “Fat Man” causou, de forma praticamente imediata, a morte de cerca de 70 000 pessoas, na sua esmagadora maioria civis inocentes de Nagasaki.

Numa época em que se fala cada vez mais de terrorismo, é importante recordar que o objectivo primordial deste acto de terror, delineado à escala governamental, em última instância à escala de um Estado dito civilizado, foi precisamente o de, através de uma demonstração ignominiosa de força e violência, disseminar o medo e impor prepotentemente a soberania e poder de um país sobre outro, através do massacre cirurgicamente planeado de milhares de seres.

Com o intuito de recordar essa tragédia, naquilo que pretende ser uma singela homenagem a todas as vítimas, e ao mesmo um sentido apelo para a paz, fraternidade e compreensão entre todos os povos, o GAIA irá organizar uma oficina de Origamis.

De origem nipónica, onde adquire a dimensão de uma verdadeira arte, nas pequenas formas de papel serão escritas mensagens de Paz e Não-violência, valores essenciais para a evolução e mesmo preservação espécie humana, actualmente ameaçada pelo risco nuclear que é, infelizmente, um ameaça bem real e cada vez mais ameaçadora dados os ímpetos militaristas dos diversos Estados que possuem tecnologias nucleares e dada as circunstâncias de evidente tensão e ímpeto militarista por parte destes.

Assim esta acção é também um apelo para a abolição das armas nucleares, para que tragédias como Hiroshima e NAgasaki não voltem a acontecer, é essa a maior lição que podemos retirar desses sombrios acontecimentos históricos.

A oficina irá decorrer no Café Grão D`gelado, cafetaria-gelataria, na Avenida da Liberdade, em frente à praia de Fuzelhas, em Leça da Palmeira, e irá ter início sensivelmente por volta das 21.30, indo os Origamis ser posteriormente oferecidos para que as mensagens de Paz e Não-violência nele inscritas, assim como de desarmamento nuclear, possam ser espalhadas e partilhadas por todos os seres humanos.

Qualquer questão, por favor, escrever para:

porto@gaia.org.pt

Ou através dos contactos indicados anteriormente.

Para quem pretender receber mais informações sobre este tema, sugere-se a subscrição no Info Fórum da Plataforma Mahatma Gandhi, um movimento em fase de criação com o intuito de desenvolver em Portugal acções no âmbito das temáticas da Paz e Não-Violência.

Para subscrever, enviar mensagem em branco para: plataforma_mg_infoforum-subscribe@yahoogroups.co.uk

ou na web: http://uk.groups.yahoo.com/group/plataforma_mg_infoforum/

Mais informações disponíveis sobre o tema em:

http://pt.indymedia.org/

http://www.astrosurf.org/lombry/quantique-bombes-atomiques-pic.htm

0 Comentários:

Enviar um comentário

<< Home