GAIA - Porto

Grupo de Acção e Intervenção Ambiental

terça-feira, outubro 18, 2005

Encontro Nacional de Outono

De 21 a 23 de Outubro o GAIA organiza mais um encontro nacional, desta vez em Casal Bom, Castro Daire. A participação de tod@s é importante para que o GAIA possa continuar a manter e a expandir a sua dinâmica, assumindo-se como uma associação de activismo ambiental da maior importância para o país e para o planeta. É através da contribuição de cada um@ que se constrói a acção colectiva do GAIA. Participa!


"Never doubt that a small group of thoughtful, committed citizens can change the world; indeed, it is the only thing that ever has." -- Margaret Mead, antropóloga




margem do Rio Paiva, junto a Casal Bom Posted by Picasa


(mais info http://gaia.org.pt/encontros/EncontroOutono2005.html)


Workshops a realizar…

- sábado de manhã:
Página do GAIA e CMS: quando e como a vamos fazer?
Origamis

- sábado à noite:
Astronomia

- domingo de manhã:
Dança Contemporânea à beira rio
Organização de documentos

7 Comentários:

At 10:12 da tarde, Anonymous SOP (clica aqui para aceder ao boletim) said...

I have never doubted that a small group of people or even one single person can change the world… still, you have to be “thoughtful and committed”!
To explain this better I will go on in Portuguese:

Da associação SOP aos amigos do GAIA Porto:

Como presidente de uma associação congénere, não posso deixar de manifestar uma profunda desilusão em relação aos meios com os quais vocês pretendem “mudar o mundo”, assim como uma certa indignação quando relaciono os vossos ideais com a vossa “acção e intervenção ambiental” que considero contra-producente, tendo em conta o contexto actual/factual.

De facto a minha organização, supracitada, entrou em contacto com a vossa, convidando-vos para uma mostra para a promoção do desenvolvimento Sustentável e do vosso grupo, ninguém veio.
Reuni-me com dois elementos do vosso grupo, novamente convidei-vos para uma workshop conjunta através de um destes elementos e depois aceitamos que fizessem a vossa reunião periódica na SOP. Promovemos a vossa associação e apenas esse elemento compareceu no evento.
Por fim convidei-vos para formar parcerias e inclusive vos ofereci um lugar para desenvolverem actividades de forma regular (não “pontual”), isto sem pedir nada em troca que não fosse a simples promoção do Ambiente.
A vossa resposta veio na forma de silêncio arrogante que considero indigno pois bastava um “não obrigado”… a nossa maneira de ver a acção e intervenção ambiental não é um concurso de arrogância nem de competitividade é em vez, imaginação e cooperação entre todos.

Resta-me convidar-vos a continuar este “debate” no nosso blog informativo. O meu objectivo não é criar polémicas mas sim divulgar os factos e promover de facto a defesa, protecção e investigação ambiental. Para aceder basta clicar em cima ou seguir o url: http//boletimsop.blogspot.com. A temática relaciona-se precisamente com isto!

Cordiais saudações
Paz e Amor!
Daniel Marçal

 
At 5:04 da tarde, Anonymous daniel said...

Caro Pedro

Antes de mais, gostaria que compreendesses este “comment” como uma acção rápida e decidida para tentar resolver desentendimentos e desconfianças recíprocos. Nestas alturas é importante agir logo antes de instalar a “desunião”(o contrario do teu email). Não tem nenhum fim polémico, pelo contrário conciliante. A minha indignação tornou-se legitima quando constatei no vosso blog uma arrogância extrema que considero igual ao que vocês criticam. No SOP não há doutrinas, existem factos!

Os blogs, são uma graça de Deus e existem para isso mesmo, para as pessoas darem as suas opiniões, de outro modo, não haveria a rubrica “comments”. Assim sendo, com o teu email privado, deixas no silencio a tua resposta numa atitude mais uma vez arrogante, assim respondo-te no mesmo formato só que de maneira mais justa: no Blog do GAIA, para que não fiquem malentendidos e para que compreendas bem a minha mensagem uma vez que, pelo que tu próprio dizes no teu mail, é claro o desentendimento.

Passo a expor e comentar o teu email:

“Olá Daniel,

Em primeiro lugar gostaria de dizer, e dado que tens o meu contacto de e
mail e o do GAIA, que não havia propriamente necessidade de teres
utilizado o blog para transmitires as tuas opiniões.

Em relação aos teus comentários.

É uma perspectiva, mas a qual eu pessoalmente tenho muita dificuldade em
compreender. Temos os meios que temos, somos o que somos, estámos sempre
a aprender, é verdade, estámos longe da perfeição, mas ainda assim creio
que, com os recursos que temos, temos feito coisas bem interessantes, e,
sobretudo, vindo a construir uma boa dinâmica de grupo e empatia entre
membros.”

SE ASSIM È, VOCES DEVERIAM ASSUMIR-SE COMO UM GRUPO EMPATICO E DINAMICO. NÃO COMO UMA ASSOCIAÇAO DE IMPORTANCIA NACIONAL E MUITO MENOS MUNDIAL!

”De resto a nossa "acção" é o que é, mas não creio que seja muito
legítimo vires julgar a nossa acção, como se tu fosses perfeito ou
alguma associação, grupo ou indíviduo o fosse. Em alguns aspectos se
calhar és mais coerente que nós, noutros se calhar é precisamente ao
contrário. E as motivações são muito importantes, e a esse nível tenho
muito orgulho nas pessoas do GAIA e naquilo que o GAIA é.”

NUNCA TE DISSE QUE ERA PERFEITO, MUITO PELO CONTRARIO!
AS VOSSAS MOTIVAÇOES NÃO VENCEM OS VOSSOS PRECONCEITOS FOI SO ISSO!

Creio que há um conjunto de coisas que devem ser clarificadas, partes de
percepções que me parecem no mínimo discutíveis ...
Quando me falaste no evento disse-te de forma muita clara e transparente
que dada a pouca preparação iria ser muito complicado o GAIA poder fazer
algo "bem estruturado" para esse evento, que iria ser até complicado o
pessoal participar. Mesmo assim disseste que não fazia mal, e desde que
estivesse pelo menos uma pessoa teria interesse em ter o GAIA associado.
Por isso não me parece nada "leal" vires agora com estes comentários que
me parecem infelizes.

PAra além do mais, todo o contributo que poderíamos dar, por exemplo em
termos de divulgação, foi inviável dado que fizeste-nos chegar o cartaz
quase no próprio dia do evento.

EU DISSE E MANTIVE AQUILO QUE DISSE! REALMENTE DO GAIA, SÓ TU COMPARECESTE E ISSO FOI BOM, NO ENTANTO, A NIVEL INDIVIDUAL E NÃO DE DINAMICA DE GRUPO”. TAMBEM NÃO PEDI PARA DIVULGAREM O EVENTO. CONVIDEI PARA UMA WORKSHOP!

De resto, acho um pouco ridículo afirmares que promoveste a nossa
associação ... de resto, não sei se percebeste bem a fisolofia do GAIA,
receio bem que não, mas isso para nós é um pouco irrelevante, senão não
defendíamos as causas tão "politicamente incorrectas" que defendemos.
Em relação à reunião, estámos muito gratos, mas felizmente não nos
faltam sítios onde nos reunirmos. NA realidade, e só para tua
elucidação, o principal motivo porque tentei, eu pessoalmente, fazer um
esforço para que reunião fosse na SOP, foi para o pessoal poder conhecer
o projecto e eventualmente ver alguma forma de se envolver e ajudar. E
naquele dia, mesmo o sítio sendo geográficamente pouco acessível, todos
fizeram um esforço para lá estar ... pelo que me parece muito injusto
vires agora com esses comentários.

ESSE IMENSO ESFORÇO DE ATRAVESSAR A CIRCUNVALAÇAO (HÁ DEZENAS DE LINHAS DE TRANSPORTES PUBLICOS DE TODOS OS PONTOS DA AREA METROPOLITANA PARA O HOSPITAL DE S.JOAO, O SITIO FICA A 5 MINUTOS A PÉ). NÃO TROUXE NADA DE PRODUTIVO PARA O SOP (ISTO É PARA SALAVAR O PLANETA) E ESSA É A NOSSA LINHA DE ACÇAO, A NOSSA MOTIVAÇAO.
AGRADEÇO AS TUAS NOBRES MOTIVAÇOES E NÃO TENHO NENHUMA DUVIDA SOBRE A IMENSIDAO DE ESPAÇOS ONDE 7 PESSOAS SE PODEM REUNIR, SEI TAMBEM QUE A VOSSA REUNIAO FOI FEITA DE FACTO NA SOP E DEPOIS DISSO CHEGA Á SOP AGORA E DE MANEIRA SARCASTICA O TEU AGRADECIMENTO!
AO ACHARES UM POUCO RIDICULO A PROMOÇAO QUE FIZEMOS AO GAIA COMO GRUPO PARTICIPANTE NUMA ACTIVIDADE CONJUNTA, ESTAS A DIZER QUE OS 30 SOCIOS DA SOP QUE FICARAM A CONHECER A EXISTENCIA DO GRUPO GAIA (ALGUNS ATE CRIAREM EXPECTATIVAS SIM), DIVULGAR NA NET AINDA QUE POR DOIS DIAS, COLAR 40 CARTAZES NAS IMEDIAÇOES… DISTRIBUIR PANFLETOS (AINDA QUE NO PROPRIO DIA) … CHEGARES AQUI E SERES RECEBIDO COM ENTUSIASMO PELOS PRESENTES… EU CHAMO A ISTO ARROGANCIA!

O único motivo do nosso silêncio é todos sermos voluntários e termos
vida pessoal, no tempo livre tentámos desenvolver os projectos a que nos
dedicámos, e recentemente concentrámos esforços no pic-nic e no nosso
Encontro. Nunca te escondémos a nossa pouca disponibilidade e limites de
recursos, fomos até muito transparentes nesse aspecto. Ainda assim
alguns de nós ficaram muito agradados com o projecto e ficámos de pensar
em formas de poder contribuir para o seu desenvolvimento, para ajudar a
SOP, mas parece-me claro que aquilo que esperarias de nós é muito mais
do que poderíamos dar ... e o que poderíamos dar pelos vistos para ti
não tem nenhum valor dada a forma como reages. Ainda assim tudo se
relaciona muito mais com as tuas expectativas do que propriamente com
qualquer promessa que tenhámos feito a esse nível.

O único motivo porque não dissemos não é porque da parte de alguns de
nós havia pelo menos a vontade de, dentro das nossas possibilidades,
trabalhar para um sim, ajudaremos no que fosse possível. Mas dadas as
tuas expectativas e atitude agressiva não me parece que haja a mínima
motivação para isso.
Então o termo "competitividade" parece-me no mínimo surrealista.

O QUE É QUE EU ESPERVA? UM TELEFONEMA OU UM EMAIL, (5 MINUTOS DO TEMPO DE UMA DE SETE PESSOAS EXTREMAMENTE DINAMICAS). PORQUE ACHO O MINIMO QUE SE PODE FAZER QUANDO ALGUEM SE ARROGA HAVER UMA IMPORTANCIA MUNDIAL. DE FACTO ESSA É A LINHA DE BASE DA SOP, É SALVAR O PLANETA, A ORIGEM COMUM DE TODOS OS SERES. SEM IDEALISMOS BACOCOS OU CONTRAPRODUCENTES.
PARA QUE EU VISSE VALOR NA VOSSA. ATITUDE, DEVERIA EXISTIR UMA ATITUDE, TAL NÃO ACONTECEU, PARA A SOP, URGE SALVAR O PLANETA! AS ACÇOES NÃO SÃO PARA DIVULGAR “A SOP” MAS O CONCEITO (O SOP). (RECEBI ANTES UM OUTRO MAIL TEU AO QUAL VOLTO A RESPONDER EM BAIXO).
NÃO EXISTINDO O SUJEITO NÃO HÁ ARGUMENTO!
A MINHA ACTITUDE DE EXPRESSAR AS MINHAS OPINIOES LIVREMENTE É TAO AGRESSIVA QUANTO A VOSSA QUANDO SE REFEREM A DADAS TEMATICAS QUE CONSIDEREM INJUSTAS, INDIGNAS IMORAIS, HIPOCRITAS, ARROGAMNTES, ETC,

Creio que existe muita imcompreensão da tua parte em relação a nós, não
somos propriamente uma organização profissional. Somos um conjunto de
miúdos que, mesmo com as dificuldades que enfrentámos, desde logo ao
nível da vida pessoa, tentámos fazer algo pelo nosso ambiente e
sociedade, em vez de vermos TV, ir ao shopping, etc.

Mas na realidade é isso que estás a fazer, desde logo na tua cabeça já
existem polémicas, intrigas, filmes, traições, arrogância, etc.
Sobretudo juízos de valor ... que na minha opinião são em certos
aspectos lamentáveis e injustos. Mas a injustiça faz parte da nossa
realidade, mesmo vindo dos sítios mais inesperados ... e posso-te dizer
que o teu e mail me surpreendeu bastante ... na realidade ao nível
pessoal fiquei até bastante desiludido ...
As tuas palavras são para mim uma espécie de traição ... imbuídas até de
um certo cinismo. Dado que pessoalmente falámos num certo registo de
confiança e amizade e agora no nosso blog surge um discurso carregado de
doutrinismo, cinismo e muito má onda em geral.
Coisas que pessoalmente, confesso, não tenho paciência nenhum em aturar.

SE ISSO FOSSE VERDADE TU NÃO CONSIDERARIAS O MEU “COMMENT” COMO UMA TRAIÇAO POIS ELE NÃO SIGNIFICA NADA DE INTRANSIGENTE, NEM EXISTE NADA PARA SER TRAIDO!
POR OUTRO LADO TERIAS PACIENCIA PARA “ME ATURAR” PORQUE ES SUPOSTO SER ACTIVISTA E PACIFISTA!

“A tua atitude, a avaliar pelas tuas palavras, é tudo menos pacífica e
amorosa.

Pessoalmente, com toda a sinceridade, desejo a maior sorte para o
projecto da SOP .
Paz e amor, PEDRO”

A MÁ ONDA QUE TU VES NO MEU COMMENT É APENAS O REFLEXO DA ONDA ENVIADA
AQUILO A QUE EU CHAMO FAZER ALGO PELO AMBIENTE ESTA MUITO ACIMA DE NOS COMO INDIVIDUOS OU COMO ORGANIZAÇOES, É UM ACTO CONTINUO QUE NOS TOCA A TODOS.
O PLANETA É DE TODOS!
O TEU MAIL PARECE-ME A MIM BEM MAIS AGRESSIVO E INTRASIGENTE, DE FACTO ENTENDO-O COMO UM “CORTE-DE-RELAÇOES”.
AINDA QUE ISSO FOSSE INDIFERENTE PARA A SOP COMO ORGANIZAÇAO, NÃO O É QUANDO SE TRATA DA PROMOÇAO DE UM FIM COMUM QUE DEVERIA ESTAR BEM ACIMA DO PRECONCEITO.
ACHAS SURREALISTA QUE EU FALE EM COMPETITIVIDADE MAS O MAIL QUE ME MANDASTE ANTES DO VOSSO PIC-NIC, PODE SER ENCARADO DE MUITAS MANEIRAS…A RECUSA A DEBATER AS METODOLOGIAS DE ACÇAO TAMBEM. NO ENTANTO, O SOP NÃO É UM GRUPO DE MIUDOS IDEALISTAS, PELO CONTRARIO, É UMA PRESCRIÇAO PARA UM DIAGNOSTICO CIENTIFICO, AGIR DENTRO DAS NOSSAS POSSIBILIDADES SIM MAS NO LIMITE DO CONCRETO. SEM POLEMICAS INTRIGAS OU FILMES, LIMITANDO A ACÇAO, SEMPRE QUE POSSIVEL AO FACTO. ALIAS É POR ISSO QUE EXISIMOS, PORQUE OS FACTOS EXISTEM E ESTAO ACIMA DOS CONFLITOS E DOS CONTOS DE FADAS IDEOLOGICOS… NA ASSOCIAÇAO SOMOS TODOS PROFISSIONAIS!

EM RELAÇAO AO TEXTO QUE CITASTE NÃO COMENTO NEM LI, QUANDO ESTOU A FALAR COM UMA PESSOA DIRECTAMENTE INTRESSA-ME A SUA OPINIAO NÃO A DOS OUTROS!

NORMALMENTE HIPOCRISIA E GENTILEZA CONFUDEM-SE. TAL IGUAL Á AGRESSIVIDADE E SINCERIDADE, SE CALHAR É ATE MAIS COMUM CONFUNDIR ESTAS ULTIMAS!

RESTA-ME COMENTAR O PENULTIMO EMAIL QUE ENVIASTE, RELACIONANDO-O COM ESTE ASSUNTO DADO QUE FOI ENVIADO DEPOIS DE MAIS DE UM MÊS DE “INDISPONIBILIDADE”, NA VESPERA DO VOSSO PIC-NIC E DADO QUE PROMOVE DE UMA CERTA FORMA O CONCEITO QUE EU QUERO DEIXAR BEM CLARO: SE NÃO HÁ UM TRABALHO COMUM, É PORQUE O OBJECTIVO NÃO É COMUM. OU SEJA, SE ESTIVERMOS NUM BARCO A TENTAR ATRAVESSAR UM RIO E A REMAR PARA LADOS OPOSTOS, NUNCA CHEGAREMOS Á OUTRA MARGEM!

O TEU EMAIL (AO QUAL RESPONDI MANIFESTANDO A MINHA DISPONIBILIDADE E INTERESSE NA IDEIA) DIZ:

“Oi Daniel, tá tudo bem contigo?

DEsculpa andar sem dar noticias mas tenho andado ocupado com os mil e um
projectos do costume.
Que achas se se organizasse uma "castanhada", tipo S Martinho, na SOP lá
para o inicío de Novembro?
Uma cena mais bem divulgada que permitisse dar mais projecção à SOP?
Uma festa SOP e GAIA em torno dos valores do ecologismo ... ?
Acho que é preciso apostar em cenas assim para dar a conhecer a SOP,
para ajudar a ultrapassar a barreira geográfica da circunvalação
abraços,

Pedro”

TAL COMO TE RESPONDI NO EMAIL, A ORGANIZAÇAO ESTA A ATRAVESSAR UM MOMENTO DIFICIL A NIVEL DE TEMPO (NÃO SOMOS MIUDOS) E DE RECURSOS ECONOMICOS. CONTUDO, GOSTEI MUITO DA IDEIA.

DEPOIS DESTA DISCUSSAO QUE COMO JÁ DISSE ACHO QUE TEM TODO O INTERESSE (PARA O TEMA) QUE SEJA PUBLICA, LANÇO-TE ESTA PROPOSTA:

A DESUNIAO DEVE SER VENCIDA AGORA… POSSO-TE GARANTIR A ORGANIZAÇAO DE UM MAGUSTO PARA O DIA DE S. MARTINHO. NÃO ASSUMINDO QUE SEJA PARA DIVULGAR A SOP (ENQUANTO ORGANIZAÇAO) MAS O SOP ENQUANTO NECESSIDADE URGENTE DE ACÇAO, NÃO SEI A QUE TE REFERES COMO “valores do ecologismo”. PARA MIM A ECOLOGIA É UMA CIENCIA E OS VALORES SÃO VARIAVEIS EM FUNÇAO DO TIPO DE SISTEMA: MASSA, DENSIDADE, PERCENTAGEM, ETC… MAS HÁ TODO O INTERESSE EM DIVULGAR O QUE REPRESENTA A ANALISE DESTES VALORES, AS ALTERNATIVAS E O FIM COMUM QUE DEVE SER DE TODOS, INDEPENDENTE DOS IDEALISMOS!

A IDEIA DE DAR PROJECÇAO Á SOP ATRAVES DA ACÇAO CONJUNTA (OU INDIVIDUAL), É POUCO INTERESSANTE MAS, A IDEIA DE AGIR E DIVULGAR DE TODAS AS FORMAS UMA MENSAGEM, É BASTANTE IMPORTANTE E POR ISSO EU PROPONHO NÃO UMA ACÇAO COMUM MAS DUAS ACÇOES NUM ESPAÇO COMUM: O SITO (VOCES CRIAM O VOSSO WORKSHOP E/OU PERFORMANCE, NOS CRIAMOS O NOSSO…SOBRE ISSO!) EM RELAÇAO Á PUBLICIDADE PODE SER INDIVIDUAL OU CONJUNTA (COMO. QUISEREM) NOTA BEM QUER SE TRATA DE UM ESFORÇO COOPERATIVO PARA DIVULGAR A MESMA COISA:
A PROTECÇAO DO AMBIENTE! (NÃO É COMPETIÇAO).
SE ACHAS A TUA PROPRIA IDEIA INTERESSANTE (DE CONCILIAÇAO) FAREMOS A COISA JUNTOS. DE QUALQUER MODO NOS ORGANIZAREMOS UM MAGUSTO, AGRADECENDO DESDE JÁ O RELEMBRAR DE UMA DATA SOCIALMENTE IMPORTANTE E CONVIDANDO TODOS A COMPARECER INDEPENDENTEMENTE DE PARTICIPAREM OU NÃO NA ORGANIZAÇAO DA “FESTA”!

QUE A PAZ O AMOR E A ENERGIA DO COSMOS ESTEJAM COM TODOS VOCES!

 
At 4:08 da manhã, Anonymous Serra said...

Ola Daniel!

Acompanhei os comentarios desta discussão e, apesar de não ver frutos nela, sinto-me obrigado a dizer umas coisas:

- Acho q foste injusto com o GAIA. Acusas-nos de ser arrogantes e cínicos sem qualquer fundamento. Falo por mim mas como membro do GAIA e mais especificamente o núcleo do Porto, q é o que conheces.

- Conheço bem as pessoas do GAIA e nunca assisti a alguma atitude arrogante ou cinica por parte de alguem no nosso grupo. Desculpa mas começo a desconfiar da tua intenção pois não fizeste o minimo esforço para esclarecer a situação antes de começar as acusações no blog.

- No teu segundo coment vejo que levantas ainda outras expressoes q nunca me passarm pela cabeça no relacionamento com o SOP ("Competição", "tão arrogantes como vós", "preconceitos",...)
Realmente ou ha má intenção da tua parte ou muito défice na comunicação.

- Eu nem percebo o que se passa do teu ponto de vista, mas passando-se algo, nem sequer um esforçosinho eu reconheço da tua parte para o tentares compreender em dialogo. Numa pergunta ou num "acho que..". Começas logo a acusar e de uma forma mesmo desagradável. A sensação foi minha e do grupo todo. Mas se realmente so tens essa maneira de te expressar livremente, está avontade.

- Custa-me especialmente q a conversa tenha sido com o PJP pois era a pessoa q mais nos incentivava para ir ao SOP e propunha trabalhos de cooperação convosco, a fim de ajudar o espaço (e o planeta). Talvez por isso o seu email fosse um pouco mais sentido, mas espressava no geral aquilo que sentimos todos!

- A mensagem do pedro pode ser vista como uma desilusão ou traição sentimental, a qual eu partilho pois a sensação em relação a vós era "pura" e, sem motivos, começas a desconfiar de nós!
Pois se desconfias de pessoas q dão um pouco de si para tentar fazer um mundo melhor nao percebo em quem vais confiar! Ficamos ate contentes por ouvir criticas mas q desconfiem das nossas intenções já é mais duro!

- Apesar de nao ser um corte de relações, as tuas mensagens magoaram-nos um pouco porque nao são justas e ficámos a saber que achas q somos arrogantes, pouco pacificos, gabarolas, etc
Não dá para confiar em quem desconfia de nós!

- Criou-se uma intriga do nada.. é triste! Para salvar o planeta talvez seja preciso ter atitudes mais construtivas e ter confiança nas pessoas!

- Escrevo isto em nome individual, a transmitir um pouco o que acho q o grupo pensa.

Fica bem
Serra, Bragança

 
At 4:16 da tarde, Anonymous Daniel said...

Ola Serra (e resto do grupo)!

Talvez, talvez tenhas razao:
ou existe um defice de comunicaçao, ou um defice de conhecimento do tema objectivo que é o ambiente... talvez exista alguma confuão de conceitos...

o dialogo estimula a acçao e expoe pontos de vista, eu acho isso frutifero!

escrever isto: "...o GAIA (...)assumindo-se como uma associação de activismo ambiental da maior importância para o país e para o planeta"... pode nao ter nada de gabarolas ou arrogante mas, tambem nao é factual... enfim, nao vou alimentar mais a polemica,
alias aquilo que disse está dito sem rodeios e nao obstante, continuo a fazer sempre referencia à acção que é o principal... e sobre isso nada!

Lamento muito que as minhas palavras vos tenham magoado pois sao só isso, palavras, prometo nao deixar mais comentarios!

podem nao existir preconceitos no GAIA mas este facto por si só, determinou o vosso "ressentimento" e fez esquecer o objectivo comum... paciencia...

de qualquer modo, magusto dia 11 Novembro se quiserem aderir ou simplesmente vir... tasse bem, fiquem bem
see ya 'round

 
At 3:59 da tarde, Anonymous Serra said...

Ola de novo Daniel.

Compreendo um pouco o mau sentimento q possa provocar essa frase. Confesso q nem a tinha visto! tb não concordo nada com ela nem sei quem escreveu. No entanto nao tenho motivos nenhuns para começar a acusar a pessoa so por uma cena pequena q se escreve. A atitude das pessoas é muito mais importante q isso.

Continua a não haver justificação para as acusações do teu email.Sempre fomos honestos ctg!

Agora, imaginando que o teu comentario tivesse sido uma chamda de atençao em vez de acusações generalizadas sobre o grupo, responderia: Obrigado pela critica, havemos de ter mais atenção pra proxima, para q o texto exprima melhor a nossa verdadeira intenção, atitude e objectivos.


Tudo ha-de correr bem
serra

 
At 3:56 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Xiiii...Se não tivesse visto não acreditava!A verdade é que me contaram e não acreditei.Podia ter existido uma confusão qualquer, ser outro Daniel, outro Pedro, ou coisa que o valha...Infelizmente não.O essencial (que, aliás, ambos mencionaram) é a "luta" por um objectivo comum.Quando aqueles (que infelizmente ainda são poucos) que têm as mesmas preocupações e interesses, fazendo mesmo disso um "way of life" se desentendem, algo vai mal no Reino da Dinamarca.A minha modesta e singela opinião quanto à polémica (eu sei que vocês tentaram evitar a palavra, mas parece-me que é a que melhor define a situação)é só uma:falha de comunicação.Refiro-me apenas a vocês os dois.Digo isto porque o que verdadeiramente me espantou foram as pessoas envolvidas.Não tenho propriedade para falar acerca de quaisquer outros membros pertencentes às vossas associações, mas conheço ambos bastante bem (pelo menos o suficiente) para estranhar a situação que, devo dizê-lo, acima de tudo me entristeceu.Como acima referi não posso responder por outros membros, nem do GAIA nem da SOP, mas quanto a vocês, estão a ser extremamente injustos um com o outro.Aliás, creio que é a primeira vez que vejo algum de vós ser injusto com alguém...É por isso que acredito (só pode...) que existiu/existe uma falha de comunicação, mal-entendido, chamem-lhe o que quiserem.Vocês são provavelmente (de certeza, mesmo), de todas as pessoas que conheço, aquelas que mais se empenham naquilo em que acreditam de uma forma COMPLETAMENTE desinteressada e sem buscarem qualquer tipo de protagonismo ou vantagem pessoal.São ambos donos de uma modéstia extrema e a inveja, a hipocrisia ou o cinismo, não constam do catálogo.Digo isto MESMO MUITO A SÉRIO, e admiro-vos imenso por tudo isto.E por muito mais.Aliás, se assim não fosse, não me dava ao trabalho de estar aqui com todas estas histórias...Como vos disse, não me lembro de nenhum de vós ter sido alguma vez injusto com alguém, fosse em que situação fosse, e muito menos agressivo, ainda que apenas verbalmente.No entanto, aqui foram-o.É verdade:injustos e agressivos.Ambos.Porque ambos tentam e sempre tentaram, dar o melhor de si em prol de um objectivo que vos é comum, ainda que possam existir algumas nuances que vos separem quanto a métodos de acção ou outros pontos de desacordo, o que é perfeitamente normal e pode até ser salutar.Não estou aqui para bajular ninguém (conhecem-me igualmente o suficiente para saber que nunca o faria), mas acima de tudo porque me entristeceu assistir à vossa discussão e saber que podem estar a desaproveitar a possibilidade de uma sinergia que pode ser útil para ambos, ou melhor para um objectivo que, repito, é comum e que sei perseguirem de forma completamente desinteressada, fazendo disso mais do que uma causa, uma forma de vida.Escrevo por que me parece que duas pessoas fantásticas (é mesmo assim!) como vocês, ainda que diferentes noutros aspectos, são em tudo semelhantes naquilo que verdadeiramente interessa para o caso(já acima o referi sobejamente).Em suma, e não podendo responder pelos restantes nem saber se existirão outro tipo de divergências a nível organizacional, parece-me que só têm uma hipótese:entenderem-se e deixarem-se de merdas.Afinal, está tudo a remar pró mesmo lado!Como já disse ao Dani, dia 11 não vou poder estar cá, mas ofereço-me para, noutra data, servir de mediador na pacificação (apesar de ter a quase a certeza de que não vou ser necessário).A minha proposta era a seguinte:o Dani põe o espaço e o Serra traz o pão.O vinho (caseiro, claro, da minha bela colheita) fica por minha conta...
Aquele abraço prós dois,
Castro
PS-Não sei se foi a melhor forma, mas a minha única intenção foi tentar contribuir para um entendimento que, por tudo o que acima expus me parece fácil de atingir.Só espero não ter sido inconveniente.

 
At 10:40 da manhã, Anonymous Anónimo said...

ler todo o blog, muito bom

 

Enviar um comentário

<< Home